terça-feira, 4 de outubro de 2011

contextualizando a mudança - da teoria à prática

Como muitos dos colegas, sempre faço sondagens para verificar o conhecimento prévio e aos poucos vou apresentando o conteúdo a ser desenvolvido. Como um dos intuitos  é a conversação (inglês), é necessário que a participação do aluno seja muito estimulada para que ele se "contagie" e "contagie" os outros. Apresento textos com situações que conduzam à prática esperada. Infelizmente não temos disponível a utilização das mídias, mas sei que elas são muito úteis para o papel de mediador que o professor deve exercer na atualidade.Sei que através das novas tecnologias( blogs, fotologs, logs, wiki, etc) encontramos novos caminhos para a construção e desenvolvimento de nossos conhecimentos e dos alunos, pesquisando textos e imagens, postando tais, e trocando informações com os alunos e outros coadjuvantes.
Achei muito interessante o fato de colegas ( Vânia e Clarice, por exemplo), observarem a importância dese dar oportunidade aos alunos para exporem suas dúvidas.  Uma das principais metas das novas tecnologias é fazer o aluno mais pesquisador e expositor de suas idéias, mais crítico ao invés de mero copiador e seguidor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário